Radio Nevesnews

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CAMBUÍ: 40 presos tentam fuga em massa da cadeia de Cambuí

A Superintendência e Segurança Prisional, órgão da Secretaria de Defesa Social de Minas gerais está demonstrando a total incapacidade para gerir a operacionalidade na segurança nos presídios do estado e a crise pode ser creditada na baixa experiência e no despreparo dos gestores da superintendência.
Neste fim de semana pipocou uma série de episódios contra as condições em que os sentenciados cumprem penas nos presídios do Estado.
Em Cambuí, no sul de Minas Gerais, um detento conseguiu escapar da cadeia na tarde do sábado (11). De acordo com a Polícia Militar, houve uma debandada em massa onde cerca de 40 presos tentaram evadir da penitenciária.
Os presos serraram as grades de duas celas e tentaram a fuga. Parte dos fugitivos foi recapturada ainda no pátio da cadeia e um deles foi detido já do lado de fora. O preso que conseguiu escapar usou os fundos da penitenciária.
O detento ferido, que quebrou a mão ao tentar passar pela abertura na grade, foi levado para a Santa Casa da cidade. Até o fechamento desta edição, o único foragido ainda não havia sido encontrado.
A segurança na cadeia foi reforçada pelas polícias Civil e Militar, além dos poucos agentes da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).
A imponência da Sede administrativa do Estado de Minas
Gerais contrasta com a baixa qualificação do gestores do
sistema prisional do Estado, especialmente na área
operacional da segurança prisional.
A Superintendência de Segurança Prisional da SEDS/MG é gerida pelos agentes penitenciários André Luiz Teixeira Mourão e Luís Fernando de Sousa, ambos com pouquíssima experiência em gestão de segurança prisional.


Origem: Otempo
Adaptação: Ricardo Valverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog "Direito e defesa social." Este espaço democrático é destinado para a sua manifestação sobre as nossas reportagens. O seu comentário é muito importante para nós