Radio Nevesnews

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Presos usam uniforme da policia e fogem pela porta da frente em penitenciária de Minas Gerais



Estranho nesta fuga é que no presídio todos os policiais e agentes penitenciários são conhecidos uns dos outros
.

O agente penitenciário André Luiz Teixeira
Mourão é o superintendente de Administração
prisional da SEDS/MG 
Três presos fugiram da pequena Penitenciária Francisco Floriano de Paula, no distrito de Vila Nova Floresta (Paca), a 45 quilômetros de Governador Valadares no início da noite de segunda-feira, 3. Os homens estavam cumprindo pena no regime semiaberto. Estranho na história é que apesar de haver poucos policiais e de não ser um presídio com muitos presos, os foragidos ganharam as ruas pela porta da frente usando uniformes de policiais.  
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o agente penitenciário E.Q.J.S., de 39 anos, foi quem comunicou aos policiais que estavam de serviço sobre a fuga dos presos Jonathan Soares dos Santos, de 26 anos; Claudemir Rodrigues da Silva, de 29; e Paulo Benício Moreira da Silva, de 43 anos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Jonathan Soares estava preso por assalto. Já Claudemir Rodrigues, por homicídio. O crime pelo qual Paulo Benício cumpre pena não foi divulgado. Ainda de acordo com a assessoria, a unidade prisional instaurou procedimento interno para apurar as circunstâncias da fuga.
Realmente na SEDS-MG, o sistema penitenciário é uma verdadeira baderna. Fica a pergunta: Como três presos conseguiram fugir se passando por policiais, sendo que todos os policiais do local são conhecidos uns dos outros?

Com informação do Diário do rio doce

Um comentário:

  1. Concordo que o sistema penitenciário do estado tem muitas falhas, mas o governo de MG tem investido como deveria? Será que as verbas que vão para as Polícias civil e militar são , proporcionalmente, iguais? Como conter tanta coisa ruim, mesmo relevando as boas coisas? Porque o Sistema Prisional não é independente como as Polícias? O Sistema Prisional de MG é refém de uma Secretaria que vive as suas custas, mas não é profissional da área para geri-lo , lém de tampouco destinar as verbas necessárias para sustento do Sistema Penitenciário. Outros agravantes fortes para o Sistema Prisional não estar vingando melhor, a dependência da SEDS, não autonomia em formação, finanças e apuração própria. Sem ter este mínimo, o Sistema Prisional é apenas uma marionete. Para ser completo, o Sistema tem que ter autonomia e controle de suas finanças, investimentos, verbas, corregedoria, apurações, seleção e formação dos profissionais, sem isso é apenas uma brincadeirinha!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao blog "Direito e defesa social." Este espaço democrático é destinado para a sua manifestação sobre as nossas reportagens. O seu comentário é muito importante para nós