Radio Nevesnews

sábado, 8 de dezembro de 2012

Presídio de São Joaquim de Bicas: Esta semana quatro presos conseguiram fugir



o sistema penitenciário de Minas Gerais precisa de uma remodelagem. Todos os dias ocorrem fugas, assassinatos, suicídios e agressões de detentos. Em São Joaquim de bicas, quatro presos fugiram na última terça feira e até hoje não haviam sido localizados.

De acordo com fontes da SEDS, a polícia continua à procura dos foragidos. Os detentos que empreenderam fuga são Reginaldo Santos Ferreira, de 30 anos, Paulo Aquino Oliveira, de 20 anos, Edmar Gurgel Alves, de 22 anos, e Rangel Rodrigues de Castro, de 22 anos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que, na ocasião da fuga, a Polícia Militar (PM) foi acionada para fazer o boletim de ocorrências e o presídio instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do caso. É brincadeira o que ocorre no sistema prisional de Minas Gerais. Será que a ficha do Governo do Estado ainda não caiu para a necessidade de mudanças dos gestores da pasta que estão aí há mais de 10 anos e não conseguiram minimizar os graves problemas do sistema penitenciário Mineiro?

Um comentário:

  1. Concordo que o sistema penitenciário do estado tem muitas falhas, mas o governo de MG tem investido como deveria? Será que as verbas que vão para as Polícias civil e militar são , proporcionalmente, iguais? Como conter tanta coisa ruim, mesmo relevando as boas coisas? Porque o Sistema Prisional não é independente como as Polícias? O Sistema Prisional de MG é refém de uma Secretaria que vive as suas custas, mas não é profissional da área para geri-lo , lém de tampouco destinar as verbas necessárias para sustento do Sistema Penitenciário. Outros agravantes fortes para o Sistema Prisional não estar vingando melhor, a dependência da SEDS, não autonomia em formação, finanças e apuração própria. Sem ter este mínimo, o Sistema Prisional é apenas uma marionete. Para ser completo, o Sistema tem que ter autonomia e controle de suas finanças, investimentos, verbas, corregedoria, apurações, seleção e formação dos profissionais, sem isso é apenas uma brincadeirinha!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao blog "Direito e defesa social." Este espaço democrático é destinado para a sua manifestação sobre as nossas reportagens. O seu comentário é muito importante para nós